I Semana de Direitos Humanos

• Data: de 10/12/2018 até 13/12/2018
  • Horário: 14:00 às 21:00
  • Descrição:

A Semana de Direitos Humanos da UFABC foi pensada tendo com principal mote a celebração aos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Valendo-se do Comitê Gestor de Direitos Humanos da UFABC como âncora, a Semana de DH reúne reflexões, pesquisas, ações e práticas nos mais variados campos dos Direitos Humanos, em especial aqueles que se relacionam ao respeito, à promoção e à proteção da diversidade no âmbito universitário. A UFABC destaca-se como universidade que tem a inclusão como uma de suas principais missões. Qual o significado
    dessa missão, diante da contemporaneidade global e nacional? Num contexto em que os Direitos Humanos são questionados e ameaçados, de maneira inédita, a universidade deve se apresentar como o baluarte de sua defesa. Este evento assume também esse papel, para recordar que há um legado em direitos humanos a ser preservado e expandido. E que todos e todas devem ser incluídos, sem exceção, como seres humanos.

Dia 10/12 (Segunda-Feira)
    14h: Mesa: “Educação Especial e Inclusiva e Direitos Humanos”

19h: Abertura da I Semana de Direitos Humanos da UFABC

Dia 11/12 (Terça-Feira)
    9h: Mesa: “Sexualidade e Educação (grupo GECIMAS)”
    Auditório 112-0 (Santo André)

14h: Mesa “Comissão da Verdade”
    Auditório 005 (São Bernardo)

Dia 12/12 (Quarta-Feira)
    9h: Mesa: “Percepções sobre questões urgentes de Direitos Humanos e as pesquisas da Pós na UFABC”
    Auditório 003 (São Bernardo)

14h: Mesa: “Educação de, para e através dos Direitos Humanos: experiências e vivências”
    Auditório 112-0 (Santo André)

19h: “Especialização em Direitos Humanos, diversidade e violência: experiências e perspectivas.”

Dia 13/12 (Quinta-Feira)
    9h: Mesa “Apresentações do ACNUR-Brasil, da Cátedra Sérgio Vieira de Mello-UFABC e do Grupo de Estudos em Direitos Humanos e Relações Internacionais-GEDHRI.”
    Auditório 005 (São Bernardo)

14h: Mesa: “Educação em Direitos Humanos, Cultura de Paz e Bullying”
    Auditório 003 (São Bernardo)

19h: Mesa: Comitês de Direitos Humanos: UNIFESP, Belas Artes e UFABC.
    Auditório 003 (São Bernardo)

Apresentação do Iivro “Educação em Direitos Humanos”.
    Encerramento da Semana

• Necessita inscrição: Sim
  • Formulário de inscrição: https://goo.gl/forms/JUKXKUdgKeCojaKm1

Para visualizar o calendário completo ou para solicitar divulgação de eventos, acesse aqui.